top of page
IMG_3271.HEIC

HANDMADE

LOGO LILIAN PIMENTA ATELIER BRASAO 2.png

O seu Francisco tem 63 anos, outro dia me disse que é marceneiro desde sempre. Não duvidei. Dizem que quando tem madeira nova na marcenaria ele reconhece pelo cheiro. O Sr Zé tem 58 anos, presta serviço para o nosso atelier desde que começamos, em 2006, e é entalhador desde muito antes disso. Outro parceiro antigo, na parceria e na idade, é o seu Sobral, 55 anos e o melhor empalhador com quem já trabalhamos. Assim como seu Ivan, conosco desde o começo, 64 anos de idade e um verdadeiro alquimista na arte da lustração.

É esse o nosso tempo. O tempo da idade.

Nossas peças mais especiais, um berço oval entalhado e lustrado por exemplo, nasce em nosso atelier passando dias pelas mãos do Seu Francisco: a escolha da madeira certa, desengrosso, plaina, serra, tupia, lixa, cola, aperta, seca ... e então cruza a cidade até as mãos do Sr Zé que senta em seu banquinho por uma semana e entalha cada detalhe enquanto escuta seu radinho .... e então cruza a cidade para outro lado para mais alguns dias nas mãos do Seu Sobral e seu olhar firme em cada ponto de palha ... e então volta para o Seu Francisco que finaliza a sua cria e passa, como quem passa um filho, para o Seu Ivan cuidar e finalizar com mais lixas e pincéis e carinho ... e então: pronto!

É esse o nosso tempo. O tempo do fazer.

Já há muito tempo aprendemos que não é possível acelerar alguns processos. Somos artesanais, somos – e queremos permanecer - do tempo da mão na matéria, do trabalho manual, do valor do tato, do olfato, da visão, de cada sentido e suas direções.

Sabemos que as coisas têm um tempo, o bom fazer tem uma espera. Valorizamos cada artesão que temos como parceiro.

Por tudo isso, às vezes é difícil dizer com precisão qual o nosso prazo, às vezes atrasamos um pouco mesmo correndo um pouco mais do que gostaríamos, mas gostaríamos que sempre que o seu filho ou a sua filha colocar a mão no seu bercinho, você saiba que ali também esteve a mão do tempo, do tempo do Seu Francisco, do Zé, do Sobral, do Sérgio, da Elza, do Ivilmar, do Adriano, do Sandro, da Lilian, do Raimundo, do Zezinho, do Joselito, do Dirceu e de tantos outros.

 

É esse o nosso tempo. O tempo do fazer.

Com carinho,

Lilian Pimenta

IMG_8079.HEIC
bottom of page